Fonte: Tua Saúde A massagem cardíaca é considerada o item mais importante, após a busca de socorro médico, na tentativa de salvar um indivíduo que sofreu uma parada cardíaca. Qualquer pessoa que encontrar um indivíduo sem resposta, deverá chamar ajuda e iniciar a massagem cardíaca. Como fazer a massagem cardíaca em adultos Para fazer a massagem cardíaca em adolescentes e adultos, siga os seguintes passos:
É muito importante não interromper as compressões, por isso, se a primeira pessoa que atendeu a vítima se cansar durante a massagem cardíaca, é preciso que outra continue fazendo as compressões em esquema de revezamento a cada 2 minutos, sempre respeitando o mesmo ritmo. A massagem cardíaca deve ser interrompida apenas com a chegada do resgate ao local. Assista o vídeo sobre este assunto e conheça o procedimento Como fazer massagem cardíaca em crianças Para fazer a massagem cardíaca em crianças de até 10 anos siga os seguintes passos:
Como fazer a massagem cardíaca em bebês Para fazer a massagem cardíaca em bebês siga os seguintes passos:
Importância da massagem cardíaca
Fazer a massagem cardíaca é muito importante para manter o paciente vivo, enquanto a ajuda profissional está chegando, além de reduzir os possíveis danos neurológicos da parada cardíaca. Atualmente, a Sociedade Brasileira de Cardiologia indica a realização de massagem cardíaca, sem a necessidade de se fazer as respirações (ventilações) boca a boca em pacientes adultos. O mais importante nesses pacientes é fazer uma massagem cardíaca eficaz, ou seja, capaz de fazer o sangue circular em cada compressão do tórax. Já em crianças, as respirações (ventilações), devem ser realizadas a cada 30 compressões porque, nestes casos, a maior causa de parada cardíaca é por hipóxia, ou seja, falta de oxigenação. É importante chamar o socorro assim que perceber que um indivíduo não está respondendo. Caso não haja mais pessoas para ajudar, você deverá ligar para o 192, antes de iniciar as massagens cardíacas. |
HOME
Educação de TrânsitoEducação no trânsito é fundamental para a preservação da vida! Histórico
Fevereiro 2019
Categorias |