CURSO INSTRUTOR DE TRÂNSITO COMPLETO - AUTOTRANSITO
  • HOME
  • QUEM SOMOS
  • CURSOS CAMPINAS
    • Nossos Cursos
    • Calendário de Cursos
    • Painel Informativo
    • Área do Aluno
    • Nossa Estrutura
    • Galeria de Fotos
    • Clube de Benefícios
  • CURSOS RIO DE JANEIRO
    • Nossos Cursos
    • Calendário de Cursos
    • Área do Aluno
    • Painel Informativo
  • EAD
    • e-CFCAnet SP
    • e-CFCAnet RJ
    • e-CFCAnet ES
    • e-CFCAnet PR
    • Autotransito EAD
    • Faculdade Unyleya
  • PROMOÇÕES
  • Material de Apoio
  • Educação & Trânsito
  • Informativos do Trânsito
  • Consulta Pública
  • Ouvidoria
  • Fale Conosco
  • Espaço do CFC

Desrespeito ainda é grande após 20 anos do Código Brasileiro de Trânsito

30/1/2018

0 Comentários

 
Imagem
O Código de Trânsito brasileiro completou no dia (22/01) 20 anos! Foi um avanço importante em termos de rigor na punição de infrações. Mas o desrespeito à lei ainda é enorme no país.

Uma mulher dirigia bêbada na noite de domingo (21), em Brasília. Segundo a PM, ela parou no meio da pista. Um carro que vinha atrás bateu. No carro, uma garrafa de uísque. O bafômetro acusou que ela estava com um índice de álcool três vezes maior do que já é considerado crime. E não tinha habilitação. Foi presa. Pagou fiança de R$ 2 mil e foi liberada.

Beber e dirigir passou a ser crime com o Código de Trânsito, em 1998. Dez anos depois, a Lei Seca aumentou a punição e diminuiu a tolerância.

A família de Maurício e Alessandra viveu as primeiras mudanças. Quando Maurício começou a dirigir, antes do código, o cinto de segurança nem era obrigatório. “A gente vai se adaptando e vendo que é uma coisa que realmente evitava muitas mortes, então, a gente acaba aceitando e vendo que é uma coisa positiva”, diz Maurício Duarte, gerente de projetos na área de TI.

Para o filho, Rafael, o cinto é hábito desde criança. Difícil mesmo é não pegar no celular enquanto está ao volante. “Está sempre chegando mensagem, mas tem que resistir, né?”, diz Rafael.

Celular, dirigir acima da velocidade, estacionar em local proibido, tudo passou a ser punido com mais rigor. Os exames médicos, que antes do código eram exigidos só para tirar a carteira de habilitação, passaram a ser renovados a cada cinco anos.

Mesmo com os esforços para tornar a lei mais dura, o número de mortes no trânsito continuou a crescer no Brasil. Foram mais de 35 mil mortes no último ano antes do código. Já no último balanço, foram mais de 37 mil mortes.

Davi Duarte, especialista em trânsito da Universidade de Brasília, afirma que, mesmo com o aumento da frota de veículos, o número de mortes em acidentes podia ter diminuído.

“A gente precisa implantar educação no trânsito; segundo, treinar melhor os motoristas; terceiro lugar, precisamos melhorar nossa frota de veículos, há muitos veículos velhos, sem segurança, circulando por aí. Precisamos ainda melhorar a fiscalização e terminar com essa grande impunidade que existe no Brasil em que o sujeito mata, atropela e paga com a cesta básica”.

Mudanças para um trânsito melhor. “Eu espero que, quando chegar o momento de o Gael começar a dirigir, que as pessoas estejam mais conscientes com relação à bebida e ao excesso de velocidade, que o trânsito seja mais seguro, mais tranquilo”, diz a confeiteira Alessandra Duarte.
0 Comentários

Motorista embriagado que se envolver em acidente poderá perder o carro

30/1/2018

0 Comentários

 
Projeto do senador José Medeiros (Pode-MT) determina que o motorista embriagado ou sob efeitos de drogas que se envolver em acidente com morte, lesões corporais ou danos a terceiros deve ter o carro apreendido (PLS 599/2015). O texto estabelece a perda do carro mesmo que o condutor não seja o proprietário do veículo. Medeiros argumenta que as pessoas devem ter mais responsabilidade na hora de emprestar o automóvel. O carro apreendido irá a leilão e o dinheiro arrecadado será usado para indenizar as vítimas e pagar as despesas com o processo.
0 Comentários

Reduzir mortes no trânsito é preocupação permanente do Congresso

23/1/2018

0 Comentários

 
Imagem
Preocupados em tirar o Brasil da incômoda quinta posição no ranking de países com mais mortes no trânsito, parlamentares vem se mobilizando para aprovar projetos sobre o tema. Em 2017 algumas propostas avançaram e já viraram leis. É o caso PLC 47/2016 que cria Plano Nacional de Redução de Mortes no Trânsito.

Publicada na sexta-feira (12) no Diário Oficial da União, a Lei 13.614/2018 orientará ações e programas para diminuição dos índices negativos no trânsito em todo o país e submeterá os estados a metas anuais. O objetivo é reduzir em pelo menos 50% as mortes por veículos em dez anos.

Outro resultado recente da atuação do Congresso Nacional para tentar reduzir o alarmante índice de mortes no trânsito é a Lei 13.546/2017, sancionada em dezembro. O texto tem origem no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 144/2015 e estabelece regras mais duras para punir quem cometer crimes ao dirigir, principalmente sob efeito de álcool ou outra substância entorpecente.

Dezenas de outras propostas tratando do assunto seguem em análise no Senado e podem avançar em 2018. Uma delas (PLC 14/2016) está pronta para votação do Plenário. O projeto altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para inserir, entre os itens obrigatórios dos veículos, trava antiesmagamento nas janelas com vidros elétricos.  O dispositivo funciona por meio da interrupção e inversão do movimento do vidro quando um obstáculo é colocado entre a caneleta da janela e o vidro. O objetivo do projeto de lei é evitar acidentes, especialmente com crianças, e proteger a integridade física do usuário.

Crime hediondoOutras propostas contam com parecer pela aprovação nas comissões. É o caso do Projeto de Lei do Senado (PLS) 1/2008, do senador Cristovam Buarque (PPS-DF), que torna crime hediondo o acidente de trânsito com vítima fatal provocado por motorista alcoolizado ou sob influência de outras drogas psicoativas.  De acordo com o texto, que está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), também será incluído na lista dos crimes hediondos o acidente provocado por motorista que estiver envolvido em pegas ou rachas.

Já o Projeto de Lei do Senado (PLS) 169/2011, do ex-senador Marcelo Crivella, proíbe a venda de bebidas alcoólicas prontas para consumo nos estabelecimentos situados às margens das rodovias federais. O texto espera decisão final da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Ainda nas questões de segurança, o PLS 327/2017 propõe restringir o horário de tráfego de veículos de carga em rodovias com risco de desabamento ou deslizamento. O texto aguarda escolha de relator na CCJ. Na mesma situação se encontra PLC 46/2017, que obriga a realização de testes de impacto com os assentos e cadeirinhas usados para transporte de crianças em veículos.

Multas

Algumas propostas que seguem em discussão em 2018 sugerem destinar os valores arrecadados com multas de trânsito para tentar reduzir o número de acidentes. Usar parte da receita das multas para premiar condutores que não tenham cometido infração de trânsito é o objetivo do PLS 47/2017, do senador José Medeiros (Pode-MT), que aguarda indicação de relator na CCJ.

Segundo  a  OMS,  mais  de  90%  dos  acidentes  de  trânsito  são  causados  por  falha  humana, conforme destaca o senador. A ideia de Medeiros é incentivar o bom comportamento dos motoristas: “Embora o  Brasil  apresente  uma  boa  condição  em  termos  de  legislação  de  trânsito,  medidas  que  venham  a  estimular  o  comportamento  adequado  dos  condutores  nas  vias  de vem  ser  implementadas”.

Já o Projeto de Lei do Senado 158/2017, de Dário Berger (PMDB-SC), aponta outra direção para o uso desses recursos. A proposta pretende transformar em lei a Resolução 638/2016 do Contran, que destina a aplicação dos valores arrecadados com multas para serviços de pavimentação, recapeamento, tapa-buracos e recomposição de pista, e para adequar calçadas. O texto está nas mãos do relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Cidinho Santos (PR-MT), que ainda não apresentou seu parecer.

IPVA e DPVAT

Entre outros projetos, também aguarda definição do Senado o PLC 71/2017, que tenta coincidir as datas de vencimento do DPVAT com a do IPVA. O texto, em análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), prevê ainda a possibilidade de parcelamento do pagamento.

Está ainda em tramitação a PEC 51/2016, que exige que cidades com mais de 500 mil habitantes tenham varas judiciais especializadas em conflitos de trânsito.

MortesDe acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos aproximadamente 1,3 milhões de pessoas morrem vítimas de acidentes de trânsito. Dos sobreviventes, cerca de 50 milhões têm sequelas. O levantamento foi feito em 2009 em 178 países.

O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes por imprudência no volante, atrás da Índia, China, EUA e Rússia. Mas se considerada a média para cada 100 mil habitantes, o Brasil, está "apenas" na 42ª posição. São cerca de 25 mortes para cada 100 mil pessoas.  Ainda assim, acima da média mundial que é de 18 mortes para o mesmo grupo.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2015, foram registrados 37.306 óbitos e 204 mil pessoas ficaram feridas.
0 Comentários

CCJ avalia projeto que permite renovar CNH em qualquer unidade da federação

11/1/2018

0 Comentários

 
Pelo Código de Trânsito Brasileiro, atualmente, tanto os primeiros exames para tirar a carteira, quanto as renovações têm que ser feitas na cidade de domicílio do condutor
Motoristas de todo o País têm de fazer exames de aptidão física e mental a cada cinco anos para renovar a Carteira Nacional de Habilitação. Para os maiores de 65 anos o prazo é mais curto, de três anos.

Um projeto (PL 4670/2012) que está sendo examinado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara sugere que a renovação da carteira possa ser feita em qualquer unidade da federação. Pelo Código de Trânsito Brasileiro, atualmente, tanto os primeiros exames para tirar a carteira, quanto as renovações têm que ser feitas na cidade de domicílio do condutor.

A proposta é que, a partir de agora, apenas a primeira avaliação seja feita no local de residência do motorista.

A partir daí, as renovações poderiam acontecer em qualquer estado ou no Distrito Federal. A troca de informações seria feita por meio do Registro Nacional de Carteiras de Habilitação, o Renach.

Para o autor do projeto, o deputado Paulo Foletto, do PSB do Espírito Santo, a mudança pode beneficiar caminhoneiros em viagens interestaduais e até quem está de férias fora de casa.

"Isso vai facilitar que você vá no Detran de outro estado e haja uma integração do Brasil inteiro, passa eletronicamente o seu prontuário, você se submete às provas em outro Estado e pega a habilitação renovada".

Pelo projeto original, a mudança teria que ser regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito. Mas o relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça, o deputado Tadeu Alencar, do PSB de Pernambuco, fez um texto alternativo retirando esta exigência.

A nova versão deixa explícita a regra de que as primeiras avaliações sejam feitas no local de domicílio do motorista.
0 Comentários

TABELA "C" 2018 - SERVIÇOS DE TRÂNSITO - UFESP: 25,07

4/1/2018

0 Comentários

 
TABELA "C" 2018 - SERVIÇOS DE TRÂNSITO - UFESP: 25,07

1. Certidão negativa de multa de veículos motorizados 28,27
2. Inscrição:
2.1. Para cursos de habilitação:
2.1.1. Diretores de Centro de Formação de Condutores - CFC 98,95
2.1.2. Instrutores de Centro de Formação de Condutores - CFC 70,68
3. Alvará anual:
3.1. De credenciamento de médico ou de entidade para realização de exame de sanidade física e mental 98,95
3.2. De credenciamento de psicólogo ou de entidade para realização de exame psicotécnico 98,95
3.3. Para funcionamento de Centro de Formação de Condutores, categoria "A", "B" ou "AB" 763,29
3.4. Para funcionamento de Centro Unificado de Simuladores 763,29
3.5. Para credenciamento de concessionária para vistoria em chassi de veículo novo ou usado 763,29
3.6. Para funcionamento de estabelecimento que realize vistoria de identificação veicular ou inspeção de segurança veicular 1.799,00
3.7 Para funcionamento de estabelecimento que execute desmonte e/ou reciclagem de veículos automotores 5.140,00
3.8 Para funcionamento de estabelecimento que comercializa peças usadas de veículos automotores 763,29
4. Exame:
4.1. De aptidão (física ou mental) 84,81
4.2. Especial de Sanidade
4.2.1. Junta Médica Especial (valor por médico) 62,19
4.2.2. De Aptidão para Renovação de CNH sem exame prático 84,81
4.3. De Recurso em Junta Médica ou Junta Especial de Saúde (valor por Junta)
4.3.1. Sobre exame indicado no item 4.1 254,43
4.3.2. Sobre exame indicado no item 4.2.1 186,58
4.3.3. Sobre exame indicado no item 4.2.2 254,43
4.4. De Avaliação Psicológica 98,95
4.4.1. De recurso em Junta Psicológica ou Junta especial de Saúde (valor por junta) 296,84
4.5. De habilitação para motoristas e motociclistas (teórico) 35,34
4.6. De habilitação para motoristas e motociclistas (prático) 35,34
5. Licença especial para deslocamento de veículo novo ou inacabado 42,41
6. Certificado e credencial de transportador escolar (emissão a qualquer título) 28,27
7. Revistoria semestral de veículos de transporte escolar (emissão a qualquer título) 141,35
8. Rubrica de livro para Centro de Formação de Condutores, clínica médica, clínica psicotécnica, concessionárias de veículos automotores e lojas de veículos usados, placa de fabricante e placa de experiência:
8.1. Livro contendo até 100 (cem) folhas 42,41
8.2. Livro contendo mais de 100 (cem) folhas até 200 (duzentas) folhas 84,81
8.3. Livro contendo mais de 200 (duzentas) folhas 169,62
9. Carteira Nacional de Habilitação:
9.1. CNH Definitiva - Substituição de Permissionária 42,41
9.2. Segunda via de CNH sem alteração de dados 42,41
9.3. Emissão de CNH, segunda via, renovação, adição e reabilitação 42,41
10. Certificado de Registro de Veículo (emissão a qualquer título) 197,89
11. Fiscalização e licenciamento de veículo 87,38
12. Documentos para circulação internacional: Permissão Internacional para Dirigir, Certificado Internacional para Automóvel e Caderneta de Passagem nas Alfândegas 282,70
13. Registro:
13.1. De documentos para circulação internacional 480,59
13.2. De Transferência com Emissão de Carteira Nacional de Habilitação 84,81
13.3. De cópia ou de segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo 28,27
14. Autorização:
14.1. Para remarcação de chassi 42,41
14.2. Para uso de placa de experiência em veículo 56,54
14.3. Para uso de placa de fabricante em veículo 98,95
15. Vistoria:
15.1. Alteração de estrutura de veículo 98,95
15.2. Identificação de veículo 70,68
15.3. De segurança veicular 141,35
16. Emplacamento com lacração ou relacração e personalização de caracteres alfanuméricos da placa:
16.1. Emplacamento em posto de atendimento do DETRAN:
16.1.1. Motocicleta, motoneta, ciclomotor e triciclo:
16.1.1.1. Placa com tarjeta 106,91
16.1.1.2. Tarjeta 78,69
16.1.2. Reboque e semi-reboque:
16.1.2.1. Placa traseira com tarjeta 110,82
16.1.2.2. Tarjeta traseira 81,62
16.1.3. Demais veículos:
16.1.3.1. Par de placas com tarjetas 128,68
16.1.3.2. Par de tarjetas 89,05
16.1.3.3. Placa dianteira com tarjeta 85,12
16.1.3.4. Par de placas com tarjetas com dimensão reduzida até 15% 144,69
16.2. Emplacamento em concessionária ou revendedora de veículos:
16.2.1. Motocicleta, motoneta, ciclomotor e triciclo:
16.2.1.1. Placa com tarjeta 182,39
16.2.1.2. Tarjeta 137,11
16.2.2. Reboque e semi-reboque:
16.2.2.1. Placa traseira com tarjeta 186,30
16.2.2.2. Tarjeta traseira 138,63
16.2.3. Demais veículos:
16.2.3.1. Par de placas com tarjetas 198,56
16.2.3.2. Par de tarjetas 136,96
16.2.3.3. Placa dianteira com tarjeta 160,60
16.2.3.4. Par de placas com tarjetas com dimensão reduzida até 15% 214,57
16.3. Substituição de lacre danificado:
16.3.1. Motocicleta, motoneta, ciclomotor e triciclo 52,99
16.3.2. Reboque, semi-reboque e demais veículos 55,92
16.4 Personalização dos subitens 16.1 e 16.2 com escolha dos caracteres alfanuméricos pelo interessado 99,51
17. Estadia de veículo, por dia:
17.1. Motocicleta e similar 28,27
17.2. Automóvel e similar 28,27
17.3. Veículos pesados 28,27
18. Rebocamento de veículos:
18.1. Motocicleta e similar 282,70
18.2. Automóvel e similar 282,70
18.3. Veículos pesados 282,70
19. Liberação do veículo apreendido 13,93
20. Preparação de leilão, por veículo ou bem 128,50
21. Revistoria de veículo 141,35
0 Comentários

    HOME

    Educação de Trânsito

    Educação no trânsito é fundamental para a preservação da vida!

    Histórico

    Janeiro 2023
    Dezembro 2022
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Setembro 2022
    Agosto 2022
    Julho 2022
    Junho 2022
    Maio 2022
    Abril 2022
    Março 2022
    Fevereiro 2022
    Janeiro 2022
    Dezembro 2021
    Novembro 2021
    Outubro 2021
    Setembro 2021
    Agosto 2021
    Julho 2021
    Junho 2021
    Maio 2021
    Abril 2021
    Março 2021
    Fevereiro 2021
    Janeiro 2021
    Dezembro 2020
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Agosto 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Junho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Novembro 2018
    Setembro 2018
    Maio 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Fevereiro 2018
    Janeiro 2018
    Dezembro 2017
    Novembro 2017
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017

    Feed RSS

NOSSAS UNIDADES DE ENSINO

Unidade Campinas-SP
Av. Marechal Rondon, Nº 1117 -  Jd. Chapadão
CEP: 13070-172
Tel. (19) 3243-3175 / 3242-3620 / 3722-7152/3722-7155
E-mail: secretaria@autotransito.com.br
Ponto de referência:  Pedreira do Chapadão, Balão do Tavares, Clube Andorinha
Imagem
Unidade Rio de Janeiro-RJ
Rua: Lucídio Lago, 158  - Méier
CEP: 20.780-020
Tel. 
(21 ) 3449-6671
email: secretariarj@autotransito.com.br
Ponto de referência:  Hospital Salgado Filho
Imagem
Imagem
Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED
Somos uma empresa associada a ABED
  • HOME
  • QUEM SOMOS
  • CURSOS CAMPINAS
    • Nossos Cursos
    • Calendário de Cursos
    • Painel Informativo
    • Área do Aluno
    • Nossa Estrutura
    • Galeria de Fotos
    • Clube de Benefícios
  • CURSOS RIO DE JANEIRO
    • Nossos Cursos
    • Calendário de Cursos
    • Área do Aluno
    • Painel Informativo
  • EAD
    • e-CFCAnet SP
    • e-CFCAnet RJ
    • e-CFCAnet ES
    • e-CFCAnet PR
    • Autotransito EAD
    • Faculdade Unyleya
  • PROMOÇÕES
  • Material de Apoio
  • Educação & Trânsito
  • Informativos do Trânsito
  • Consulta Pública
  • Ouvidoria
  • Fale Conosco
  • Espaço do CFC